O Pearl Jam é uma das 4 grandes bandas do Grunge dos anos 1990 dos EUA, mas a que mais faz sucesso ultimamente. Os caras estão tão ativos que lançaram um PUTA álbum em 2013 e vieram divulgá-lo em uma turnê na América Latina agora em 2015. No Brasil eles passam pelas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, respectivamente. Uma das melhores coisas de ver um show de uma banda que é um mito do Rock mundial e, ao mesmo tempo, ainda está completamente ativa é curtir um single como Sirens no show. Essa música, na minha opinião, apesar de ter sido lançada em 2013 no álbum que eles vieram divulgar, já é um dos clássicos da banda e isso proporciona uma viajem muito gostosa durante o Show.
Uma coisa é você ouvir uma música como Jeremy num show hoje em dia e olhar para a banda e pensar: Cara, esse é o Pearl Jam tocando Jeremy!! E a imagem que vem à sua cabeça é dos caras na década de 1990, como essa ao lado, no auge do sucesso, e agora eles estão ali, na sua frente! Acho que esse tipo de emoção é sentida em todos os shows das grandes bandas que fizeram muito sucesso no passado.
Mas outra coisa completamente diferente é você poder curtir, no mesmo show, também aquela emoção de estar ouvindo uma música, como Sirens e a imagem que lhe vem à cabeça é exatamente a que você está vendo!
Além disso, nesta Turnê de 2015, os caras estão tocando TRÊS HORAS DE SHOW! Com set lists incríveis! Confira a de ontem em Brasília:
Setlist – Pearl Jam em Brasília
- Release
- Wash
- Nothingman
- Corduroy
- Lightning Bolt
- Mind Your Manners
- Brain of J.
- Tremor Christ
- In My Tree
- Even Flow
- Rain (The Beatles cover)
- Unthought Known
- My Father’s Son
- Animal
- Daughter
- Habit
- Given to Fly
- Lukin
- Rearviewmirror
Bis: - Redemption Song (Bob Marley & The Wailers cover)
- Mother (Pink Floyd cover)
- Sirens
- Jeremy
- Supersonic
- Why Go
- Leash
- Porch
Bis 2: - Last Exit
- Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
- Better Man
- Do the Evolution
- Crazy Mary (Victoria Williams cover)
- Alive
- Baba O’Riley (The Who cover)
- Indifference
Como você pode perceber, não tem Black nesta lista, sim! De tanta música boa que eles tinham vontade de tocar eles resolveram tirar algumas mais famosas. Cada cidade teve uma set list diferente e em cada uma a banda cortou alguns clássicos para abrir espaço para músicas que normalmente não aparecem nos shows. No caso de brasília a que ficou na vontade da galera foi nada mais nada menos que Black. Minha opinião? O show não perdeu em NADA! Começou muito bom, continuou excelente, e terminou maravilhoso. Foi de tirar o fôlego dos fãs.
Mas a banda não para por aí! Além de um som impecável, a banda tem uma personalidade muito atenciosa e carinhosa com os fãs. O vocalista Eddie Vedder mesmo tirou várias fotos com a galera que foi para perto dos hotéis que eles ficaram hospedados, falou português o show inteiro!! E além disso, diante da desorganização da entrada do show aqui de Brasília eles esperaram a grande maioria da galera que estava do lado de fora entrar para começarem o show. Como não amar!?
Além de tudo isso, a banda ainda anunciou que vai monitorar as emissões de CO2 de alguns shows para investir dinheiro em programas de redução de gases poluentes ou que agravam efeito estufa, como uma forma de reparação pelos danos que causaram. Não é novidade para ninguém que esta é uma das bandas preferidas da galera do Blog e espero que passe a ser uma das suas. Um abraço galera!