quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Game Review: Final Fantasy X

Bom dia gente, nessa quinta maravilhosa trouxe um convidado muito especial para falar de um jogo foda, que já virou um clássico. Particularmente sou muito fã da Final Fantasy, como da Square Enix também. Então vocês ainda verão muitos jogos da Square por aqui. Beijos de luz e vai! (trilha sonora indicadíssima!)


Final Fantasy X

Falar dessa arte é um prazer, pois o mais incrível é como nos envolvemos em algo tão “banal” como os jogos hoje em dia. Mas o objetivo da Square Enix deu certo, pois colocam todos os jogadores diante dessa fantasia excitante!
O jogo Final Fantasy possui várias versões, e todos com uma história enorme, porém, hoje venho decorrer somente do X, então segura aí!
Zanarkand city
A história do game consiste em um jovem, famoso por suas habilidades em um esporte aquático Blitzball, que teria o mesmo o peso e fama que o futebol no Brasil, e traz traços de uma sociedade atual no início, como uma cidade futurística conhecida como Zanarkand, porém, esta é atacada por uma criatura conhecida como Sin, um monstro gigante, que não ataca usando ignorância, ou o seu tamanho, e sim magias devastadoras que destroem a cidade em um único golpe. Tidus, sobrevive por pouco, e encontra seu conhecido Auron, que parece entender o porque de tudo, e se mantém consistente independente do que aconteça. Auron é o personagem que sustenta o pilar de manter o personagem “sério” e com os objetivos traçados desde o início da história.
Sin






Sin parece sugar os destroços de Zanarkand e Auron guia Tidus até Sin, que acorda em uma espécie de templo, e mais na frente entende que está um tempo diferente, pois Zanarkand existe, mas não é a mesma que se passava sua vida, pois agora é um local sagrado.
Tidus entende que neste mundo conhecido como Spira, a esperança das pessoas se encontra nos Summoners, que por sua vez tem o poder de chamar criaturas para combater aqueles que chamam de fiends. Fiends são monstros, que são criados por pyreflies, que seria como as almas daquele ser especifico, que não achou paz, ou não aceitou a sua morte, e se encontra em uma frustração infinita, dando origem a uma criatura, criando assim diversos Fiends.

 pyreflies

Summoner´s tem o poder de guiar tais almas para o caminho certo, impedindo que os entes se tornem criaturas fatais. O objetivo dos Summoner´s é derrotar Sin, com uma jornada traçada por todos os templos de Spira, pois é necessário obter todos os Aeons, para no fim ser “capaz” de obter e aceitar o poder do Final Aeon, o único ser capaz de derrotar Sin.
O drama inicia quando Tidus conhece a jovem Yuna, que acaba de tornar uma Summoner, acompanhada de seus guardiões Lulu, Wakka, Kimahri, que tem por objetivo dar o suporte e proteger Yuna dos desafios de sua jornada para obter o Final Summoning e derrotar Sin. Sin é eterno, pois retorna a cada 10 anos, e a sociedade acredita que é pelo uso de máquinas destrutivas que fora utilizada em uma guerra a 1000 anos atrás. Acreditava-se que eram máquinas tão fortes, que poderiam destruir o mundo inteiro, porém, Sin apareceu e destruiu tudo, sendo este o resultado por pecarem e desobedecer aos ensinamentos religiosos de Yevon, que é quem possui templos espalhados por Spira, e aonde os Aeons se encontram em espiríto, a espera dos Summoner´s.

Yuna e seus Aeons

Braska, pai de Yuna, derrotou Sin a dez anos atrás, com a ajuda de Auron e Jecht (sendo este o pai de Tidus), e dez anos se passaram e Sin retornou, deixando Yuna com a missão de derrota-lo desta vez. Vale lembrar que existem outros Summoner´s ao longo do caminho, porém Braska foi um High Summoner, por ser capaz de obter o Final Summoning e derrotar Sin. Esse legado, fez com o que os olhos para Yuna fossem acrescentados cada vez mais expectativas de que ela fosse concretizar mais dez anos de paz a todos.
Final Fantasy X é embasado com um combate por turno, em que cada personagem possui suas habilidades e um “caminho” a traçar na Sphere Grid, aonde se encontra o sistema de evolução e “up” dos personagens. Ao longo do jogo, pode-se colocar um personagem no caminho de outro, fazendo com que as habilidades de um Black Mage sejam herdadas por um White Mage por exemplo, apesar de que o game não traz estas especificações, porém, julgamos como qualquer outro RPG. Os personagens possuem pré-disposições sobre qual caminho seguir, ou seja, no início, alguns personagens possuem Magia e Resistência contra Magias altas, porém HP e agilidade baixas, criando assim um norte para onde o personagem pode ser mais efetivo. O jogo lhe da a liberdade de no futuro, mesclar todas os caminhos e consequentemente obter todas as habilidades de todas as especialidades.

Sphere Grid

Final Fantasy X conta com uma trilha sonora contagiante, e absurdamente perfeita, com uma seleção de soundtracks que corroboram com o momento de forma perspicaz, compostas por Nobuo Uematsu.
Será que Tidus e seus amigos conseguem destruir Sin? Será que Yuna consegue invocar o Final Summoning? Ou melhor, será que eles achariam uma saída para impedir Sin de retornar? Descubra por si mesmo!!
Personagens


Listen to my story... this may be our last chance.

                                                       Tidus – Final Fantasy X 2001

Guilherme HirleyTT