segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Da série: Nostalgia de alguém que tem 20 anos - Playstation 1

Prepara, que agora é a hora do 2º episódio da série de nostalgias aqui do blog.
Poucas coisas foram tão impactantes para nós quando éramos daquela parte da infância, tipo 8 aos 12 quanto foi o Playstation 1. Sei que não fui só eu que passei tardes e mais tardes jogando coisas que são incrivelmente toscas pra quem tem a mesma idade que nós naquela época. E hoje, comemorando (na verdade, isso tá mais pra luto) os já 7 longos anos sem o Playstation quadradão (saiu de linha em 2006), vamos fazer um little review sobre o console e os jogos que fizeram mais sucesso (na verdade, os que eu jogava mais.)




(enxuga as lágrimas agora)


Antes da parte divertida dos games, vamos para a parte chata da história (juro que é rapidinnho)

O ano é 1994. A sony na época já era uma grande empresa, mas não tinha nada de consoles.
A Nintendo tinha feito um acordo , um xá comigo com a sony para essa desenvolver cd-roms para o Snes.
Tudo ia bem com o protótipo do Play Station (esse era o nome do leitor de roms da sony) até que, sem mais nem menos, a Nintendo rompe o contrato com a Sony.
Mal sabia a empresa do Mário que ali nascia um futuro concorrente do mercado de jovens espinhentos virgens.
Como o projeto da sony tava encaminhado, o conselho julgou que o melhor seria continuar com o projeto e lançar um console. Pouco tempo depois nascia o Playstation (agora tudo junto)


Eu disse que seria rapidinho.


Vamos para os games e para os memory cards de 8mb!

Quero começar com um que talvez seja um choque pra muita gente.
Foi um dos jogos que eu mais joguei, e no entanto, não era um dos mais populares.
Com a visão de cima, o personagem principal (que eu nunca soube o nome) corria pela cidade fazendo atrocidades e massacrando pessoas, tudo isso numa temática bem colorida e com uma sonoplastia divertidinha acabava deixando o jogo sutilmente macabro... Depois de alguns anos, esse jogo ganhou sua terceira versão, beeem diferente das outras duas anteriores. Isso tudo viraria uma franquia, que acabaria por dominar o mundo pouco a pouco... Ainda não descobriu do que eu to falando?


  GTA2

Cara eu me amarraava nesse game. Viu que acima eu disse que nem sabia se o cara tinha nome? Pois é, eu não manjava nada de inglês. Esse pequeno game play me lembrou de alguns detalhes divertidos e/ou bizarros do jogo: O carro que mais corria no nessa poha era o Ztop, que se não me engano, ganhou até uma versão no San Andreas. Outra coisa era essa merda dessa setinha que te guiava nas missões. Ela mudava de direção toda hora, e quando você achava que tava na boca do local da missão, ainda tinha que andar mais 20 minutos por aí caçando a porra do lugar. Éeee garotos criados a leite com pera e mapinhas de gta, a vida era mais difícil antigamente.
Outro ponto bizarro era os mini-games desse jogo. Lembro de um que você ganhava uma pá de dinheiro quando você atropelava 5 pessoas que andavam de mãos dadas em fila em lugares aleatórios da cidade. Como podem ver, o jogo é "de cima" e essas pessoas citadas pareciam freiras. E quando você conseguia passar por cima da galera, vinha uma musiquinha feliz e a grana caia na conta... Mas pra falar a verdade, era bem difícil matar todo mundo, você tinha que tá reto e em alta velocidade, pois os controles eram meio imprecisos... Sem falar que quando você passava por cima de um, o resto a galera soltava as mãos e saia cada um prum lado....
Pô, deu mó saudade de jogar. kkkkk

Crash Bandicoot 1,2 e 3

Não, não vou falar do Team Racing, nunca gostei.

O que dizer sobre Crash? Mano... Foi um dos que eu mais gostei e mais joguei em toda minha vida...
Creio que ele foi pensando pra ser tipo uma versão sony do Mário, porém com mais atributos e uma jogabilidade melhor. Isso tudo deve ser por conta também da tecnologia, que em épocas crashianas era bem mais desenvolvidas.
Vendo esse Gameplay do jogo, bateu uma saudade... kkkk. Largar tudo que eu to fazendo só pra jogar crash novamente.
Esse que eu vou postar é a 3º e última edição (tem umas pra ps2, mas são horríveis). Eu cheguei a zerar o 3 e 2, porém o 1 eu nunca consegui nem chegar na última fase. Quem acompanha o Kidcast vai lembrar que eu falei de quando eu quebrei meu controle jogando uma fase do Crash, e era da 1º edição. Uma fase que simulava a amazônia. Eu perdi cerca de 30 vidas no mesmo ponto da fase: tentando pular de uma vitória-régia a outra. Quero nem lembrar pra não ficar bravo denovo. Confira aí o gameplay do canal ClicknoPlay




Gran turismo

Nunca gostei muito de jogos de carro, nem desse, inclusive, mas admito sua importância para o console.
Os carros eram bem feitos (dadas as proporções) e... é um jogo de carro, né? Não tem muito o que falar. Corridas pra lá e pra cá com carros tops da época. (se bem que até o Need for Speed você tinha a opção de jogar com um Honda Civic como inicial). Um diferencial desse era que era necessário tirar a "habilitação" antes de começar nas corridas mais tops... pelo menos eu acho que era assim... ah, sei lá mano, nem gostava, na moral. auhsausha. Mas lembro das musiquinhas do painel de escolha, eram todos muito boas.
Olha aí e mate a saudade:



Resident Evil 3

Tem certos jogos que eu sempre fui uma negação completa, e a  série Resident evil sempre foi o meu grande problema. Eu sempre fui um merda nos jogos.
Enquanto os amigu tava lá matando zumbi com um canivete, eu tava gastando um pente inteiro de 9mm tentando matar uma galinha.
Porém, no Resident 3 e no 4 (esse já de Ps2) eu sempre gostei de ser um espectador. Certos jogos eu prefiro ver as pessoas jogando e imaginar uma história do que propriamente jogar.
Lembro de na época do 3, as pessoas tocarem o terror. Todos falavam de quanto o jogo era sinistro, e tanto que dava medo e, principalmente, do Nêmesis. Que era cara... Era o capeta na terra, segundo meus amiguinhos que jogavam também.
Situado na fictícia ou não cidade de Raccon  City,  a Milla Jojovic personagem principal que eu não lembro o nome e não vou procurar (xinguem nos comentários) tentava sobreviver em meio a pessoas expostas a um vírus que transforma tudo e todos em mortos - vivos comedores de célebros.
Sinto muito se você gosta dos filmes da série, porque são todos horríveis.
Isso todo mundo sabe, isso todo mundo viu. Porém você provavelmente não vê o Nêmesis correndo atrás da sua bunda a pelo menos uns 10 anos. Relembre seus medos agora:



Driver 2

Puuuuuuuuuuuuta que pariu. Eu me amarraaaaaava nesse jogo, cara! Nunca fazia missão, só ficava roubando carro e fugindo da polícia pra cima e pra baixo, auhsaus.
Cara, esse jogo tinha uma fase no Rio de Janeiro, e quando a polícia começava a te seguir,eles falavam num português odioso, mas era iraaaado! As ruas eram em portugues, tudo era em português, até a ultima fase tinha um Helicóptero te perseguindo Rj a fora! (Pra você desbloquear Los Angeles e o Rio, você tinha que zerar as duas primeiras cidades, coisa essa que eu nunca fiz. Copiava o save do meu amigo que já tinha zerado só pra fuder com a cidade. aushaus)
Esse jogo era o princípio daquilo que virou o San Andreas, só que sem a parte dos assassinatos, gangues, prostituição e sem ps2. auhsausha
O mais incrível era o personagem principal, que nunca mostrava a cara durante o jogo. E, pra fechar com chave de ouro, ele tinha um revolver, mas que só aparecia a sombra. aushaus. Quando você olhava a mão dele , não tinha nada.
Cada uma das 4 cidades do jogo (Chicago,Havana, Los Angeles e Rio) tinha um carro secreto, que ficava num lugar secreto e que você só descobria se jogasse aquela porra pra caraio. Assim que você descobria, espalhava pra molecada e todo mundo saia por aí contando a boa nova.  O mais maneiro era o de Havana, era uma ... sei lá, parecia uma Brasília branca com o teto rosa, e que você só achava ela andando num lugar mega mocado dentro de uma base subterrânea.
Porra, esse post tá me dando uma puta vontade de jogar ps1. aushausa
Relembre o Driver 2 aê, cambada!



Tony Hawk's

Nada melhor que você, jovem famoso de algum esporte fazer um game com o seu nome sobre o esporte. Isso tudo fica melhor ainda se o jogo for bom. E é o caso dessa franquia inteira.
Pro ps1 tinha 4 games, e pra cada pessoa que jogou, cada um guarda seu preferido no coração. Eu particularmente gostava mais do 4, que tinha uma trilha sonora irada (com direito a T.N.T do Ac/Dc de abertura) e vários fodões do skates, inclusive o Grande Bob Burnquist (Faltou o Mineirinho e o Chorão, aushau)
Enfim, no jogo você andava de Skate em rampas diferentes por aí a fora e marcava pontos. Cada manobra mais elaborada lhe dava mais pontos, e cada pista em especial tinha uma dificuldade em especial.
Lembro que na minha época , fodão no TH era aquele que fizesse o "The 900", ou seja, 2 voltas e meia no ar. Isso foi tão impactante na minha vida que, quando o Sandro Mineirinho conseguiu fazer isso na vida real, eu comecei a acompanhar e idolatrar o cara, mesmo não gostando tanto assim de skate e nem ouvindo Charlie Brown e Blink 182.
Pois é, tinha também o modo Vs, aonde você disputava com um amiguinho quem fazia mais pontos. Eu costumava fazer isso e ir disputando quem derrubava o outro. aushaus.



Pois é, povo, vou ficando por aqui!
Eu sei que tem mais uma pá de jogo pra comentar, eu mesmo tive que me conter e suprimir alguns aqui dessa lista maravilhosa. Vamos ver como vocês recebem esse post. Se der certo, eu volto semana que vem com a parte dois.
Beijos na bunda e até segunda.

Obs: Sorry pelos videos de gameplay. A maioria da galera que faz isso não tem o menor carisma pra fazer isso, e as narrações acabam ficando bem toscas. Foda é que só se acha vídeo de game mais antigo dessa galera. Mas fica aí um parabéns especial ao Wellismar do ClicknoPlay que é bem carismático e bem divertido. asuahsuas