Papa faz primeira aparição pública após anunciar renúncia
"Em sua primeira aparição pública após surpreender o mundo com o anúncio de sua renúncia, o papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira que decidiu deixar o posto de sumo pontífice "pelo bem da Igreja".
O papa foi recebido por uma multidão, que o aplaudia na sala Paulo VI do Vaticano. Bento XVI afirmou que renunciou "em plena liberdade pelo bem da Igreja" depois de ter "orado muito" e "examinado perante Deus minha consciência, consciente da gravidade de tal gesto". Às 13h50 (horário de Brasília) ele celebra a Santa Missa com o rito da imposição das cinzas, que abre o período da Quaresma, na Basílica Vaticana.
O Conclave para escolher o novo papa começará entre 15 e 20 de março, afirmou nesta quarta-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, em entrevista coletiva. Bento XVI renunciará oficialmente ao Pontificado em 28 de fevereiro às 20h de Roma (17h de Brasília) e imediatamente terá início a Sé Vacante, por isso não se descarta que o Conclave comece em 15 de março, detalhou Lombardi. A lei vaticana estabelece que o Conclave de cardeais deve começar entre 15 e 20 dias depois do início da chamada Sé Vacante, o tempo que vai desde a morte ou renúncia de um papa até a eleição do seguinte, com o objetivo de permitir que todos os cardeais do mundo compareçam a Roma."
A piada é inevitável:
Sabe porquê não dá mais pra botar na conta do papa? Porque ele pediu pra sair!