sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Procópio, o Cervejeiro - Episódio 5 - Colorado Demoiselle


Pois bem, companheiros! Já passa das 18:00 de sexta-feira, portanto, está liberado o consumo indiscriminado (porém responsável) desse maravilhoso líquido alcoólico conhecido como birra na Itália; Bier na Alemanha; Ale no Reino Unido; Beer nos Estados Unidos; Cerveja no Brasil e BREJA nos melhores botecos desse país maravilhoso qual vivemos!
Eu sou Rafael Procópio e essa é mais uma dica de cerveja pra você!

Hoje, iremos de mais uma artesanal brasuca: Colorado Demoiselle 

Antes de vir escrever hoje, eu tive que curar minha já velha dúvida que nunca tinha sido superada por conta da preguiça. Hoje, fui atrás da diferenciação do estilo Porter para o estilo Stout, dois dos meus preferidos.

Sempre me foi confuso diferenciar as duas. Sempre me limitei a dizer qual e qual pelo simples avisar do rótulo. Afinal, são dois estilos que levam grãos torrados; tem um líquido tão escuro que quase absorve a luz; geralmente tem um teor alcoólico um pouco mais elevados; tem um sabor amargo mais acentuado; e tem notas de grãos ou essências, como café e/ou chocolate, bastantes presentes. 
Então... porque tem nomes diferentes?

Assim como no Rock, em que cada banda ou década tem um estilo diferente (ou pelo menos os fãs dizem que são diferentes) as cervejas são diferenciadas por regiões, períodos históricos ou simplesmente picuinhas, mesmo sendo as vezes, a mesma coisa.

A Porter foi originalmente concebida na Inglaterra, e obedecia aqueles critérios que eu citei anteriormente; já a Stout (originalmente Dry Stout) é a versão Irlandesa da Porter, e pra dizer que eles são Irlandeses e melhores bebedores, a Stout tem um teor alcoólico maior, e por isso eles acharam de bem dar um novo nome. Acontece o mesmo com o estilo Robust Porter, que seria uma "Stout" Estadunidense, ou seja: Uma Porter mais forte feita nos EUA. Inclusive, esse é o estilo da cerveja que provaremos hoje.


As cervejarias nacionais são muito inventivas na hora de dar nome aos seus produtos. Falando em invenção, creio que vocês saibam que "Demoiselle" foi o melhor modelo de avião que o nosso querido Santos Dumont criou, alguns anos após o seu tão famoso 14 bis. Na hora de pesquisar, fiquei tentando adivinhar o motivo da cerveja ter esse nome, e supus que seria pelas várias notas de café que a cerveja tem, e que o pai de Santos Dumont teve uma das maiores fazendas de café (se não a maior) ainda durante o Brasil Império. E qual foi a minha surpresa de ir ao site oficial da marca e ver que a minha suposição estava 100% certa? Me senti um gênio. AHSUAHSAU.


Em julho desse ano, fizemos aqui no blog uma matéria sobre a compra dessa cervejaria pela Ambev. Leia a Matéria na integra aqui. Aparentemente, as cervejas não sofrem alteração no seu gosto (tive a oportunidade de provar algumas) . Tudo leva a crer que a promessa da Ambev de apenas ajudar na distribuição somente e não alterar a composição dos produtos da Colorado está sendo cumprida. Até agora, pelo menos.


Menos papo, afinal é sexta! Vamos para as notas!



Nome: Colorado Demoiselle                                                                     
 Provada em : 23/12/13
Origem: Brasil - Ribeirão Preto - São Paulo
Grad. Alcóol: 6 % Vol - 600 ml
Preço de Mercado: Entre R$ 15,00 e R$ 18,00

Nota e Descrição:

Cerveja Preta Nacional (Porter). Concorre com a Baden Banden (stout) pela minha preferência. Espuma cor de cobre com gosto bem forte de café torrado. O líquido é levemente encorpado, mas nada de agudo. Tem também um gosto característico de café, com notas de chocolate, mas sem ser doce. Muito boa de verdade.



Nota: 9,5



Bem senhores, fica aqui a minha dica. Mas veja bem: Estamos falando do MEU tipo de cerveja preferido, mas tenha em mente que se trata de um tipo forte, diferente de tudo aquilo que temos fácil nos mercados e botecos da vida. Eu, particularmente adora, mas aquela velha máxima se faz presente aqui: Gosto é que nem c*. Cada um tem um.  (Uma vez recomendei uma Murphy's e a pessoa me disse que foi a pior cerveja que ela já bebeu na vida ¬¬)

Recomendo fortemente a prova dessa cerveja, mas esteja ciente que se trata de um tipo forte.

Até semana que vem, meus queridos!