sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Procópio, O Cervejeiro - Episódio 4 - Edelweiss-Hefetrüb Weißbier Traditioneilles

    Arte: Leonardo Carvalho


Muito boa tarde/começo de noite, meus companheiros glutões semanais!

Mais um início de fim de semana, mais um Procópio cervejeiro para encher de felicidade vossos copos e corações!

Aproveitando essa semana em que nossa digníssima capital federal está fazendo cosplay de Seattle, vamos á uma dica que combine com o clima chuvoso e destoe um pouco dos nossos padrões monetários ralé. Hoje, é dia de cerveja Alemã, e de trigo!




Companheiros, vos apresento a  Edelweiss-Hefetrüb, uma Weissbier Traditioneilles


 Óia que belezura


Antes de começarmos, uma breve explicação: Olhe bem a quarta palavra em destaque do rótulo. Sim, está escrito Weißbier, mas a pronúncia é Weissbier (Ueicebier). Esse "B"zinho maroto no meio da palavra não é a segunda letra do alfabeto latino, que marca o campeonato que o Vasco da Gama disputará ano que vem, mas sim uma grafia alemã para o fonema "ss" . Essa gracinha originalmente vinha do alfabeto gótico , que é um alfabeto da idade média onde se tentou transliterar o alfabeto grego diretamente para o alfabeto latino, que conhecemos hoje. Aparentemente, apenas o eszett (o nome original desse fonema, resistiu ao tempo e até hoje, está presente no vocabulário alemão. Ah, além do mais, se você nas suas bebedeiras ver Weißbier, saiba que as suas papilas gustativas estão provando uma orignal cerveja alemã de trigo (pelo menos, no estilo Alemã. O país pode variar, mas a alma é germânica). Viu? Agora você já tem papo pra conversar com a galera quando estiver degustando essa belezinha. Chega desse momento Prof. Pasquale, vamos ao que interessa. 


No último capítulo de nossa saga, que você pode ler aqui, falei um pouco sobre a cerveja irlandesa Murphy's. O link entre a cerva de hoje e a de semana passada é justamente na importadora. Sim, ambas são tragas ao nosso país pela Heineken Brasil, e mais informações sobre o que essa cervejaria traz para nós degustarmos, está no episódio passado. Vai lá, dá um pageview e se divirta (é só clicar com o botão direito e abrir outra aba.)

Aproveitando que a cervejaria nos dá uma breve explicação sobre a cervejaria original da Edelweiss, vamos lê-la, na íntegra:

"Criada pela Hofbrãu Kaltenhausen, cervejaria com mais de 530 anos de tradição, a cerveja Edelweiss é produzida nos Alpes austríacos, região que proporciona a temperatura ideal para resfriar naturalmente a cerveja, além de fornecer a água que é tirada diretamente das montanhas. A Edelweiss é elaborada com trigo, água, malte de trigo, malte de cevada e lúpulo."


Hoje estou escrevendo demais. Vamos ao que interessa. AS NOTAS!


Nome: Edelweiss-Hefetrüb Weißbier Traditioneilles                                                                                  Provada em : 20/12/13
Origem: Áustria 
Grad. Alcóol: 5,3 % Vol - 500 ml 

Nota e Descrição:

Cerveja de trigo com o gosto do mesmo bem acentuado. Pouca espuma, e o líquido tem uma incomum cor de chá de camomila. Tem "borbulhas" num tom agradável, mas caso a beba demais, poderá sentir aquele "empapuçamento". Tem gosto de trigo marcante e o final do gole deixa um gosto forte de especiarias na boca, algo entre anis e cravo-da-índia. É bem gostosa, mas tende a ser enjoativa caso beba mais de uma dessas garrafas. (Olha o drinkabilliy que eu não sabia categorizar na época. aushaushausha)


Nota: 8,0


Pois é senhores, muito obrigado pela paciência e atenção e até semana que vem com mais análises e dicas!