Olá! Senhoras e senhores, mais um Classic Games Review e o tema de hoje é : Bomberman! Mais especificamente o Super Bomberman 4 do melhor console de todos os tempos: Super Nintendo.
Acho justo começar com uma pincelada na história primeiro. Bomberman é produzido pela empresa Hudson Soft,( aquela da abelinha que fala algo parecido com VaiHudson ) e lançou o primeiro jogo da série em 1983, mais ou menos à época em que os Europeus organizavam as cruzadas.
O conceito básico de Bomberman é bem simples. Colocar bombas e sobreviver ao tabuleiro. Se você já jogou, sabe do que eu estou falando, se não, em vez de tentar explciar melhor vou mostrar:
O jogo normalmente possui o modo história e o modo multiplayer. A história dos jogos é simples e costuma ser passar de várias fases e enfrentar um chefe ao final de cada bloco de fases. Muitos jogos da franquia podiam ser jogados com dois jogadores na história. O que além de muito divertido, gerava muitas brigas também. Afinal, ninguém nunca era culpado pela própria morte, e sim o seu parceiro. Mas, se a história gerava brigas, o modo multiplayer destruía famílias e amizades. Com a possibilidade de jogarem até seis pessoas ao mesmo tempo, as festinhas que conseguiam realizar essa proeza eram as mais divertidas e as que despertavam um sentimento gigante de competitividade. ( FIFA my ass).
Falando de Super Bomberman 4 tudo o que você precisa saber sobre a história do jogo está nesse pequeno vídeo:
Ou nessa pequena frase: os dois personagens principais devem resgatar seus amigos que foram sequestrados pelos vilões em diversos tempos diferentes.
Os personagens principais são Bomberman e Black Bomberman (que eu chamava de branquinho e pretinho em toda a minha inocência de criança). Para ficarem mais fortes, os personagens precisam estourar as peças do tabuleiro com suas bombas e pegar as cartas (ou vidinhas como eu chamava) que nos dão mais bombas, ou bombas mais fortes, mais velocidade ou até poderes mais complexos ( Super Nintendo galera) como segurar o outro jogador, chutar bombas ou até atravessar paredes. Assim como nós possuímos os nossos animais, os personagens de Bombeman também os têm. Temos vários animais bizarros que não sei descrever, dinossauros e cangurus. Inclusive a Hudson Soft lançou um jogo de corrida com cangurus e rinocerontes que eu vou comentar em outro review. Esses animais além de nos darem uma vida extra de maneira semelhante ao Yoshi do Mário, nos davam alguns poderes também.
O modo multiplayer pode funcionar de diversas maneiras, mas uma das que mais gerava confusão era a que quando você morria, ficava em um pequeno veículo no canto da tela atirando bombas, e se matasse algúem, você voltava para o tabuleiro enquanto seu amigo atingido ficava lá no veículo tentando acertar alguém. Acho que vocês conseguem imaginar os desafetos que isso gerava.
Vários aspectos são únicos do Super Bomberman 4. Alguns personagens só aparecem nesse jogo e marcaram a minha infância. O meu favorito era o Bazooka Bomber que eu chamava de foguetão.
Ghost/Great Bomber:
Normalmente visto em preto e roxo e com uma grande capa, Fantasma (Ghost) é o líder dos Reis Bomber. Sua habilidade especial é a invencibilidade. Quando sua habilidade é disparada ele não pode se mover e logo depois ele só pode lançar uma bomba com um pequeno índice de potência.
Bazooka Bomber:
Com a aparência vermelha e branca, com o olho direito biônico e uma Rocket Launcher no braço direito conectada à sua mochila por alguns fios. Sua habilidade especial é com a Rocket Launcher que lança chamas e após esse disparo ele só pode lançar uma bomba com um pequeno índice de potência.
Jet Bomber:
Com uma aparência branca e azul, com um visor no topo de seus olhos e um grande Jetpack. Ele é capaz de voar com seu jetpack e pode destruir qualquer um que conseguir acertar em seu bombardeio e com as chamas de seu jetpack. Após o término deste voo, ele só pode lançar uma bomba com um pequeno índice de potência.
Lady Bomber
Com um vestido laranja e olhos com formas diferentes para definí-la como sendo do sexo feminino. Têm a habilidade especial de lançar raios laser que são lançados em diversos ângulos.
Hammer Bomber:
Com uma aparência verde e com um enorme olho amarelo. Sua habilidade especial é a estrela da manhã que é lançada em diversos ângulos.
Outra coisa que só ele tem são alguns pets. Como o que eu chamava de Soneca, porque ele fazia as pessoas dormirem e um que eu chamava de galinha, porque bem...era uma galinha. Essa galinha maldita derretia TODAS as peças da fase e a partida virava um caos. O jogo sempre me pareceu muito bonito para um jogo de Super Nintendo e eu me amarrava nas musiquinhas. Joguei tanto esse jogo que continuei comprando os jogos da franquia em todos os consoles que eu tive. Infelizmente a empresa encerrou suas atividades em 2011, mas ainda existe a possibilidade de outras empresas usarem os personagens e jogos.
Na foto podemos ver o Soneca e o Foguetão |
Para finalizar é com muita dose nostálgica que dou 9.5 crianças para esse jogo que me deixou muita saudade! É isso, espero que tenham gostado e até o próximo Game Review! E lembrem-se, o Catitas é otário!