quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Katitas Cultural 05: Uma nova fase do Rap nacional: Criolo e Emicida.



Faaaaaaaala galera do Kids Grace blog! Hoje vamos falar de dois fenômenos da música brasileira que ganham cada vez mais espaço no cenário musical nacional: Criolo e Emicida! Acho que é bem nítido, mesmo para aqueles que não conhecem muito de Rap e hip-hop, como eu, que estes dois paulistas já representam uma nova fase deste estilo musical. Já é bastante claro que os dois artistas representam um momento posterior ao do auge dos Racionais MC's, por exemplo. Que tal entender um pouquinho mais sobre este novo momento? 


A partir do início dos anos 1990 os personagens principais da nova cena do Rap paulistano invadiam a trama da música nacional. O Racionais MC's foram a maior referência do Rap brasileiro por mais de 20 anos. Agora a partir dos anos 2010, duas novas figuras passam a ocupar este posto, iniciando claramente um novo momento do Rap Nacional, os paulistas Emicida e Criolo. O antropólogo Ricardo Teperman, autor do livro Se Liga no Som - As Transformações do Rap no Brasil, afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que os dois Rappers tentam dar um passo ousado, entrar no mercado midiático da música sem perder a contundência de suas críticas, ao contrário dos Racionais que sempre tiveram uma relação underground com os maiores veículos. Aiás, o embate, uma música de uma classe específica, de uma cor específica, e que não tem o menor interesse em unir, mas sim em protestar de maneira mais agressiva sempre foram a identidade da fase do Rap nacional encabeçada pelos Racionais Mc's. 

O reaquecimento dos discursos de identidade afro brasileira, politizados, que encontraram na internet e nas redes sociais do início do século XX um espaço privilegiado de produção e compartilhamento de conteúdo, no momento da decadência das grandes gravadoras, foram instrumentos fundamentais de divulgação destes novos expoentes do Rap nacional, que apesar de ainda manterem um discurso militante, tal qual a fase anterior, mas com mais foco nos dilemas sociais e raciais atuais.  

A sugestão da noite de hoje é da Música Crisântemo do Emicida. Uma obra de arte!! Nesta música autobiográfica O Rapper conta parte da vida de seu pai e como sua mãe recebeu a notícia de seu falecimento. Tão genial quanto o single é a participação da própria Dona Jacira, mãe de Emicida. Vale a pena conferir. 



A segunda sugestão de hoje é a música Convoque Seu Buda do Criolo. Uma crítica muito bem construída à classe média. 





É isso aí galera! Até o próximo Katitas Cultural!