Kidsgrace FC. O que é isso? Não sei. Vai virar uma série fixa? Também não sei. Só sei que , por mais que eu seja um grande perna de pau, eu curto bastante futebol. Adoro acompanhar jogos, inclusive de times que não é o meu. Como estamos em clima de copa, acho válido trazer esse tema pra essa " nova série". Tem mais três contribuintes pro blog, se eles quiserem postar nessa tag, ok (Comunicação aqui é mato) Só sei que eu vou falar de futebol sobre ela.
Estás tu atento as coisas que estão rolando sobre a copa por aí? Bem, não digo só a do Brasil. Aqui você sabe que tá tudo muito louco. Na verdade, não tá não, essa porra vai acabar acontecendo. Quero falar sobre algo além desse fatídico ano de 2014, que muitos estão esperando há tempos. Vamos falar hoje sobre as próximas duas copas do mundo FIFA: A da Rússia, de 2018, e a do Catar, de 2022.
Catar. Uma joia aos olhos do mundo árabe. Esse país, que até a descoberta de reservas de petróleo em 1940 tinha uma economia a base de nada e porra nenhuma, tem hoje o maior PIB per capita do mundo. Esse pais do tamanho de dois DF's é hoje referência e primeira imagem que vem a sua cabeça quando alguém fala de "cidade moderna". Essa é a capital do país, Doha, com aproximadamente 1,450 milhões de pessoas vivendo nela.
Agora você me pergunta: "Procópio, porque porra você está dando essa aula de geopolítica?"
E eu respondo: Calma, imbecil.
O Catar,que é, depois de Abu Dhabi, a segunda cidade mais lembrada quando o assunto é "cidade foda e cheia de milionários", tem se destacado no cenário esportivo mundial. Porquê? Calma, querido ignorante, explicarei: O Catar, em 2008 fez uma grande campanha para sediar os jogos olímpicos de verão de 2016 (vulgo: Olimpíadas) . A campanha acabou por não dar muito certo, e a sede, como sabes, ficou com a querida cidade maravilhosa.
Dois anos depois, o catar fez e aconteceu. O senhor Mohammed Bin Hammam, até então Presidente da Associação Asiática de Futebol (AFC) e Catariano, conseguiu que seu glorioso país fosse eleito sede da copa do mundo de 2022. E assim está até agora. Até agora.
E agora, mes amis, que a porca torce o rabo.
Pra quem não sabe, pra se eleger uma sede de copa do mundo, as candidatas devem ser votadas por uma mesa compostas por diversos dirigentes de diversas entidades e associações de futebol ligada a Fifa. E para que alguém seja eleita tal sede, deve conter com um bom "relações públicas" com a mesa de eleitores e, é claro, ser um lugar com um clima agradável, não só da esfera atmosférica, mas também ser um ambiente que tenha o futebol como algo comum de seu meio.
Recentemente, saiu na imprensa inglesa que o senhor anteriormente citado, o senhor Bin Hammam, estaria envolvido num esquema de compra de votos para que seu país fosse eleito (assim como foi) , para sediar o mundial de 22. Obviamente, o catar não dispõe de tanta amizade dentro dos "votantes" da Fifa. Fato que fez abrir investigações para saber como o "tradicional futebol catariano" teve mais efeitos que as candidaturas de Austrália, Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos para sediar o mesmo mundial.
Fora isso, que pode ser negado até a morte pelo chefe da comitiva catariana, tem algo já nos preparativos para o mundial que não tem como ser escondido.
Outro jornal britânico, o The Guardian apurou denuncias e conduziu uma investigação que aponta para as péssimas condições que os trabalhadores, muitas vezes imigrantes e ilegais, estão sendo submetidos na construções e nos preparativos do mundial. Segundo o Jornal, o números de mortos nas obras já ultrapassa de 4 mil. E tudo indica que isso só piorará daqui até a estreia.
Agora, caro leitor. Lembra da pequena aula de geopolítica em que eu exaltei as qualidades desse pequeno país árabe? Agora chegou a hora da prova prática.
O Catar é uma monarquia absoluta. O Atual governante é um Emir que sua origem remete a tribos que há muitos constituíram o atual catar. A questão é que essa galera está acostumada a mandar sem ser questionada, seja pelos métodos ou pelos resultados (Estilo coronéis no século XIX aqui no BRBR) O país é extremamente rico, sim, mas como sabem, a riqueza de um país nunca está na mão de seu povo. Quem tem dinheiro no catar são empresários do próprio pais, do mundo árabe, ou de qualquer outro que resolva fazer "amizade" com esse curioso país. O Catar vive de mão de obra estrangeira e, boa parte dela é ilegal, vinda principalmente da Índia, Sri Lanka e Nepal, locais que são conhecidos por terem muita gente em pobreza extrema.
Outro problema , além das mortes nas obras, é o encobrimento delas. O índice de trabalhadores que tiveram seus laudos de mortes com causa apenas de "Ataque Cardíaco" cresceu exponencialmente, e nada mais no laudo aponta pra outras nuances da morte de uma pessoa, que deveriam ser averiguadas e expostas para aqueles que assistiam por aqueles que se foram.
Após tais denúncias, o chefe da AFC citado anteriormente, que também já foi candidato a Presidente da FIFA, renunciou ao cargo. Precisa de mais?
Pela primeira vez, a FIFA pensa na possibilidade , e que deve se concretizar, de eleger outra sede para o mundial de 2022. E aqui que essa maravilhosa entidade entra nessa discussão.
A fifa é notoriamente corrupta. Pessoas ligadas a entidade e que estão em cargos de extremo poder, vem usado há tempos suas imunidades e influências para o bem próprio. E nesse caso, a fifa tem poderes de um governo, que transita entre quase todas as fronteiras do mundo. E , se tratando de organizar eventos do esporte mais famoso e disputado no mundo, você que tem essa legitimidade tida por uma grande maioria de praticantes e consumidores de futebol, muda mundo de muita gente por onde você passa. E se essa mesma organização é feita por corruptos.... Vixi...
Nº casos de corrupção da fifa vem em voga a todo instante. Aqui no Brasil temos uma pá de casos na nossa querida CBF. Mas isso não exclusividade BR BR. Bem, deixarei links ao final sobre isso pra você , se quiser, saber mais desses casos em especial.
E pra terminar, uma teoria minha. Quem tá morando aqui sabe das treta e da revolta de parte do povo brasileiro com a Fifa e o atual governo. Agora, jovens, percebam uma coisa: Digam-me quais as ultimas sedes que foram escolhidas para serem sedes da copa?
2010 - Africa do sul
2014 - Brasil
2018 - Rússia
2022 - Catar
Alguma relação entre eles? Não?
Todas as nações citadas são lugares que tem estilos de governos confusos. Em que o governo e o povo discordam a toda hora, e muitas vezes, o burburinho do povo é muito menor do que o lucro que o evento dá.
Em suma: São governos mais fáceis de ser haver corrupção. Tenho certeza que a fifa não esperava essas manifestações no Brasil. Por isso, muitos poderosos de lá e daqui também batem tanto na tecla do povo ser contra a copa.
Enfim, é uma discussão que dá uns 3 posts. Não acabou aqui.
Depois a gente volta pra ela.
Referências: Blog Trivela, da UOL.
Acusação de trabalho escravo põe Catar-2022 em risco