segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Da Série: Bundas - Hora de Aventura.



Reiniciando os trabalhos após uma looooonga temporada de férias, voltamos com nosso humilde blog. E nada melhor que voltar a ativa e iniciar 2014 com BUNDAS!

O tema de hoje é um desenho animado criado em meados de 2010 por Pendleton Ward chamado "Hora de Aventura". Bem... acho que você já sabia disso pelo nome do post.


A trama se passa na longínqua e fictícia Terra de Ooo, aonde os personagens principais Finn, o Humano e Jake , o Cão Mágico passam por diversas aventuras non-sense e zueiras sem fim.

Finn e Jake são irmãos (adotivos). Os pais de Jake acharam o pobre garoto humano jogado, pelado e fedendo no bosque há, aproximadamente, 13 anos. Eles foram criados juntos e nutrem uma relação de melhor amigo/irmão. Como um cachorro, a idade de Jake é de aproximadamente 28 anos. Porém, convém de na maioria das vezes,  ele ser muito mais sem noção e ingênuo que seu irmãozinho humano.
Ambos vivem num reino da Terra de Ooo, que é o Reino Doce. E adivinha? Lá tudo é feito de ? Isso mesmo, whiskey 12 anos DOCE!  Desde as pessoas até as construções. A governante do local é a Princesa Jujuba (no original, Princess Bubblegun) que governa tudo com carinho, afeto e loucura. Finn, o nosso garoto, tem uma queda por ela. E assim a vida se segue na Terra de Ooo. Com bastante loucura , coisas bonitinhas e com o principal "antagonista", o Rei Gelado esporadicamente fazendo coisas ensandecidas.

Ok. Você deve estar se perguntando o motivo d'eu estar falando isso, já que não estou recebendo um puto do Cartoon Network por exaltar um dos carros chefes do canal.
É muito simples, caro leitor : Esse desenho é muito mais do que parece.

O desenho é famoso, sem dúvidas.  Boa parte de sua fama vem graças a duas coisas: O Desenho é "fofinho". Fofinho de um jeito que eu categorizo como : "Fofo beirando o Bizarro".  E os jovens de hoje em dia tem um certo fascínio por esse gênero, vide "A noiva cadáver", "Estranho mundo de jack" e outras obras estilo Tim Burton; outro ponto forte da série, que é o que mais cativa dentre esses, é o Non-sense. Que não precisa se explicar, né?

Venho admitir com um mix de orgulho e de vergonha que eu acompanho o desenho.  Tenho todas as cinco temporadas da animação, que em média tem 11 minutos. Porém, não acompanho desde o início. A primeira vez que vi, me encantei com o non-sense da série, que roubou minhas gargalhadas. Com o passar do tempo acompanhando essa merda, fui me prendendo a história e percebendo certas pontas que apontavam pra uma trama maior.

Não quero me alongar nesse post, portanto vou dar uma sintetizada na grande trama. Falarei de poucos personagens e tals. Sácome, né? Hora de aventura é legal e tudo mais, mas me sinto um garoto de 13 anos falando tanto sobre.

Fatos curiosos das pontas: A abertura do desenho tem, entre coisas da própria trama básica, ou seja, as aventuras vividas pela galera, algumas nuances, alguns objetos que remetem a objetos que temos hoje em dia. Essas coisas, pelo habitantes da terra de ooo, são tidas como lixos e coisas sem importância total. A abertura do desenho mostra tv's quebradas, carros, montes de lixos e até bombas pregadas no chão. Sim, caro amigo, sim. Isso indica passado. Aonde as memórias da funcionalidade desses objetos estão guardadas. Ninguém fala dessas coisas, até porquê, ninguém sabe o que elas são direito.
Outro ponto legal: Finn é um humano. E o único. Em temporadas posteriores a primeira ,aparece uma moça que ninguém sabe se é humana ou não, o criador faz questão de não deixar claro. E , se ela for humana (pessoas sem vida social e que vivem em wikipédias da série especulam que essa moça seja a mãe de Finn) o número de humanos na terra de ooo cresce para incríveis 2.
Mais uma coisa: A princesa jujuba é feita de doce, os habitantes do reino doce também. Jake é um cachorro mágico que se estica.O rei gelado é um cara que manipula o gelo. Eu poderia citar todos os outros reinos, mas é muita coisa.  Então, isso tudo poderia ser apenas parte da história. Afinal, o desenho se passa num canal infantil, e crianças admitem facilmente esse tipo de bizarrice. A grande questão é: Não, a existência dessa galera dessa forma não é simplesmente loucura do criador. Tudo tem significado.

Simplificando: A terra de Ooo é o nosso mundo de hoje. Porém 1000 anos no futuro. Por diversas vezes na série,  personagens citam uma antiga "Guerra dos Cogumelos"  , a qual ninguém se recorda, mas todos sabem que moldou o mundo atualmente. Em alguns episódios , mostra-se rapidamente a terra de cima, como se vista do espaço. E nela se vê um pedaço faltando. Tipo do tamanho da metade do mundo ocidental. Quem está acostumado com a série, nem pensa muito sobre o assunto, afinal, numa série que tem góblins, pessoas doce, cachorro e bruxos, não seria espanto se há muito tempo atrás cogumelos tenha se digladiado.
Amigos leitores, expandam suas mentes. Qual  formato de nuvem aparece do chão ao céu quando se explode uma bomba atômica?
UM COGUMELO, PORRA!




É senhores, com os argumentos anteriormente explicitados, eu concluo que: Hora de aventura é um desenho pós-apocalíptico disfarçado de coisa fofa.
(Pareceu site sobre nova ordem mundial, illuminati e et's agora. aushaushauh)

Pra você que já conhece e não sabia desse fato (sim, é fato. Episódios a partir da 4º temporada confirmam a teoria) Me perdoe pelo Spoiler do tamanho do mundo. Achei importante falar desse tópico dessa animação que me encantou de uma forma ímpar.

Por mais que isso seja revelador pra caralho, não vai te impedir de acompanhar a série (e ver com outros olhos, com certeza). Até porque, eu não faço a mínima ideia de como isso vai acabar. Do jeito que parada é crazy, o último episódio pode ser simplesmente o Finn acordando e indo pra escola num mundo normal.

Como conselho, digo que seria legal se você visse um ou outro episódio esporadicamente.  Acompanhar fervorosamente como algo tipo Breaking Bad ou House é digno de internação.  Fora a trama incrivelmente complexa pra um desenho infantil, o humor da série é impar. Sem falar no próprio traço, nos plots de sub-tramas e na dublagem, que tanto em inglês como em português é sensacional.
Sem mais delongas, acho que é isso que eu posso recomendar da série.

Um beijo, senhores. Até breve!


Ah, um episódio da série. Pra você que nunca ouviu falar!